Frutas

Frutas

Existem na propriedade e em quantidade considerável, algumas árvores de fruto como macieiras, pereiras, pessegueiros, figueiras, marmeleiros e também videiras, enxertadas de variedades de uvas de mesa. Existem ainda outras fruteiras como nogueiras, laranjeiras, aveleiras e cerejeiras, mas em menor representação.

Neste pequeno pomar disperso colhem-se as maçãs mais reluzentes, pêras sumarentas e saborosas, pêssegos deliciosos e dos ramos das laranjeiras oscilam enormes laranjas de um amarelo vivo que se desfazem em doce sumo, mal se tira a casca. Aqui podemos desfrutar de tudo o que a terra nos dá desde que tratado com muito amor e carinho.

A plantação destas árvores foi efectuada com o intuito de ter fruta durante todo o ano para auto-consumo, por isso foram plantadas diferentes variedades para que a colheita se pudesse efectuar espaçadamente. Por isso em anos de muita produção com uma parte da fruta, é fabricada compota caseira com as receitas mais tradicionais e saborosas para consumo da casa, outra parte é vendida junto dos mercados tradicionais e por último outra parte é distribuída por vizinhos, familiares e amigos.

Maçãs

Granny Smith: A macieira Granny Smith produz frutos médios verde claro, tem a carne acidulada e perfumada, estalante e sumarenta. Chegam a maturidade fim de Outubro princípio de Novembro, e conserva-se até Maio.

Granny Smith

Fuji: A macieira Fuji produz frutos gordos de cor vermelho claro sobre fundo verde-amarelo, tem a carne suave e perfumada, estalante e sumarenta. Chegam a maturidade meado de Outubro, e consome-se de Novembro a Janeiro.

FrutasGolden delicious:  A macieira Golden delicious produz frutos médios de cor amarelo dourado, tem a polpa suave e perfumada, estaladiça e sumarenta. Chegam a maturidade em Outubro, e conserva-se até Março.

pomar_05

Spriega: A maçã Reineta é caracterizada por calibres grandes e possui forma achatada. A sua cor é acastanhada, parda . A cor da polpa da maçã Reineta é branca, sucosa, acídula. Esta maçã contém quantidades razoáveis de fibras e vitaminas do complexo A, B1, B2, C e E, de sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro e potássio. O teor de água e vitamina C que a maçã tem, torna-a um bom alimento para as crianças, pois, além de nutrir, é um excelente hidratante.

Pêras

Nashi ou pereira japonesa:   Nashi é uma palavra japonesa que significa pêra. Com efeito, esta árvore é próxima da pereira. Os frutos que produz, os nashis, têm uma forma de maçã, um gosto próximo das pêras, e são estalantes e sumarentos. Colhem-se bem maduros, a partir do mês de Agosto.

pomar_06

Pêssegos

Nectarina de polpa branca: Esta nectarina produz frutos bastante gordos, vermelho brilhante. A sua polpa fundente, açucarada e perfumada. Chegam a maturidade princípio de Agosto.

pomar_07

Pêssego de polpa amarela: O pessegueiro “Dixired” produz pêssegos gordos de cor vermelho escuro, tem a carne muito perfumada. Os frutos chegam a maturidade em meados do mês de Agosto.

pomar_08

Figos

Dispersos pela vinha podemos encontrar alguns pés de figueira. Os frutos da figueira, mais deliciosos e talvez mais comuns nesta região, são os chamados figos pingo de mel. Esta denominação vem porque quando o fruto está maduro, apresenta uma gotinha viscosa como o mel na extremidade do figo. Estes apresentam casca de cor verde e o seu interior vai da cor rosada à cor creme.

Figos

Por altura das vindimas podemos deliciar-nos com os figos já maduros. È das frutas que sabe bem apanhar e comer directamente da figueira, até faz crescer água na boca … È também comum confeccionar compota de figo que durante o Inverno sabe bem apreciar juntamente com um chá de cidreira.

Uvas de mesa

Victoria (Uva com grainha): É uma uva branca, de cor amarelo/âmbar, com grainha, bastante produtiva, precoce (com colheita final de Julho / Agosto). Os cachos são longos, muito preenchidos e com peso médio de 800-850 g. Os bagos são grandes ou médio-grandes (6, 6.5 g), longos com bom paladar, neutro, sendo bastante apreciada pelo sabor e aparência.

Cardinal  (Uva com grainha): Os bagos são grandes, esféricos, com película pruinosa de espessura média, e polpa crocante. Possui um doce agradável e leve. Cor avermelhada, não uniforme.

Uvas de mesa

Marmeleiro

O marmeleiro é conhecido pela produção dos seus frutos, os marmelos, frequentemente utilizados em geleias e doces. Colhem-se em Outubro-Novembro.

Marmeleiro